domingo, 29 de maio de 2011

Vontade de Deus


Estou incrivelmente feliz. E só o que me resta a perceber em meio a todo esse regozijo é: fazer a vontade de Deus é o princípio de toda e qualquer felicidade. E o mais legal de tudo é que a partir do momento em que você prova isso, não existe mais outra saída, você sempre vai querer buscar mais e mais da fonte de felicidade que é o centro da vontade de Deus. Porque, até nos encontrarmos realmente com isso, a gente até fala que a felicidade está no Senhor e blá blá, mas é só da boca pra fora, porque na hora realmente de se alegrar com Ele, não conseguimos, simplesmente não vai.
Venho aprendendo com o tempo que até nas mínimas coisas a vontade de Deus tem que prevalecer em nossa vida, e que quando escutamos a voz dEle e não cumprimos o que Ele quer... bem, a tristeza e a derrota nos parecem tão próximos.. Porque por mais que naquele momento fazer a vontade do Pai possa parecer difícil ou até simples demais.. o depois é sempre compensatório, se a realizarmos como Ele deseja.
Fazendo a vontade dEle nós ficamos felizes e Ele também fica contente e alegre conosco, e já que a alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8:10) ....
Entenderam? O processo é bem simples, o fazer a vontade de Deus nos leva a tantas coisas boas! Eu como adolescente, quero viver a cada dia que resta na minha vida pra Ele. Eu sou muito grata a Deus por Ele ter se apresentado a mim enquanto jovem, porque é nessa época que podemos mover o mundo (ou pelo menos o nosso mundo) pelos nossos ideais. Somos fortes, por isso Deus nos chamou(1Jo 2:14), e ser adolescente e sentir essa imensa felicidade que é fazer  o que Deus quer é um presente tão valioso que eu quero dia após dia guardar muito bem em meu coração, e não só guardar pra mim, mas também mostrar aos outros, para que eles também possam guardar em seus corações essa alegria.
Hoje depois da escola dominical, uma galera da minha igreja local (Presbiteriana de Mambucaba) misturados entre adolescente e jovens, fomos por algumas ruas do bairro entregar convites para um Musical que acontecerá logo mais a noite. E foi uma experiência incrível, de todas as vezes em que eu sai na rua para entregar folhetos, essa foi a que mais me alegrou. Acredito que a vida que você leva com Deus muda tudo o que você vive, essas situações principalmente, porque uma coisa é a gente fazer por fazer, porque já é costume e se a galera da igreja faz.. ah eu também faço... Outra coisa é você saber o real motivo de estar ali, e o que te mover a fazer aquilo ser o amor pelo perdido, pelas pessoas que vão receber daquela salvação que você pode apresentar: Jesus Cristo. Quem sai nas ruas pra esse tipo de trabalho pode perceber a necessidade que se tem de Deus nesse mundo. Nós não precisamos ir pra África pra ver olhares perdidos, tristes, precisando de um sorriso, de uma palavra de amor. É só abrir os olhos pra perto, pras pessoas que vivem ao nosso lado e que precisam tanto quanto nós da misericórdia de Deus. Cada olhar sedento que eu via, o desejo de sorrir, de apresentar uma nova oportunidade aquela pessoa aumentava. São pessoas comuns como nós, só que precisando urgentemente da Água da Vida – que nós já encontramos e insistimos em guardá-la só pra nós mesmos.
E gente, eu falo com toda a certeza que você dar um sorriso a alguém, um olhar brilhante, um “Deus abençoe” pode mudar o dia de uma pessoa, e até uma vida inteira!
Eu quero aprender desse amor, que não é o amor que as novelas falam e que os filmes querem nos convencer com tanto afinco. Eu quero é a atitude! O amar em si! Quero aprender a olhar com compaixão aquele cara jogado na calçada, a ver naqueles que estão se embriagando no bar, não vagabundos que só sabem gastar o dinheiro em vícios, mas quero os olhar como pessoas necessitadas urgentemente de amor, de JESUS!
É chegada a hora irmãos, em que nós temos de agir, de buscar concerto e correr atrás do tempo perdido! Não dá mais pra ficar esquentando banco.. Jesus nos chama pra agirmos, e já!
A minha oração hoje é ter mais amor, é sentir primeiro o amor de Deus em mim e depois testemunhar dele pras pessoas. Porque não adianta nada eu ir entregar folhetos, fazer evangelismo.. se eu mesmo não tiver me encontrado com Ele e ter sido transformada por esse amor. Porque só pode testemunhar sobre algo, quem vive esse algo, não é?

Que Deus abençoe vocês ricamente! Um grande beijo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Homofobia, um esclarecimento necessário!


A palavra homofobia está na moda. No mundo inteiro discute-se a questão do homossexualismo. Em alguns países já se aprovou a lei do casamento gay. Aqui no Brasil, tramita no congresso um projeto de lei (PL 122/2006), que visa a criminalização daqueles que se posicionarem contra a prática homossexual.
O assunto que estava adormecido, em virtude de firme posição evangélica contra o referido projeto de lei, mormente na efervescência da campanha política de 2010, ganhou novo fôlego com a nova proposta da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que pleiteia a reclusão de cinco anos, em regime fechado, para quem se posicionar publicamente contra o homossexualismo. Diante desse fato, quero propor algumas reflexões:
Em primeiro lugar, esse projeto de lei fere o mais sagrado dos direitos, que é a liberdade de consciência. Que os homossexuais têm direito garantido por lei de adotarem para si o estilo de vida que quiserem e fazer suas escolhas sexuais, ninguém questiona. O que não é cabível é nos obrigar, por força de lei, concordar com essa prática. Se os homossexuais têm liberdade de fazer suas escolhas, os heterossexuais têm o sagrado direito de pensar diferente, de serem diferentes e de expressarem livremente o seu posicionamento.
Em segundo lugar, esse projeto de lei cria uma classe privilegiada distinta das demais. O respeito ao foro íntimo e à liberdade de consciência é a base de uma sociedade justa enquanto a liberdade de expressão é a base da democracia. Não podemos amordaçar um povo sem produzir um regime totalitário, truculento e opressor. Não podemos impor um comportamento goela abaixo de uma nação nem ameaçar com os rigores da lei aqueles que pensam diferente. Nesse país se fala mal dos políticos, dos empresários, dos trabalhadores, dos religiosos, dos homens e das mulheres e só se criminaliza aqueles que discordam da prática homossexual? Onde está a igualdade de direitos? Onde está o sagrado direito da liberdade de consciência? Onde o preceito da justiça?
Em terceiro lugar, esse projeto de lei degrada os valores morais que devem reger a sociedade. O que estamos assistindo é uma inversão de valores. A questão vigente não é a tolerância ao homossexualismo, mas uma promoção dessa prática. Querem nos convencer de que a prática homossexual deve ser ensinada e adotada como uma opção sexual legítima e moralmente aceitável. Os meios de comunicação, influenciados pelos formadores de opinião dessa vertente, induzem as crianças e adolescentes a se renderem a esse estilo de vida, que diga de passagem, está na contramão dos castiços valores morais, que sempre regeram a família e a sociedade. O homossexualismo não é apenas uma prática condenada pelos preceitos de Deus, mas, também, é o fundo do poço da degradação moral de um povo (Rm 1.18-32).
Em quarto lugar, esse projeto de lei avilta os valores morais que devem reger a família. Deus criou o homem e a mulher (Gn 1.27). Ninguém nasce homossexual. Essa é uma prática aprendida que decorre de uma educação distorcida, de um abuso sofrido ou de uma escolha errada. Assim como ninguém nasce adúltero, de igual forma, ninguém nasce homossexual. Essa é uma escolha deliberada, que se transforma num hábito arraigado e num vício avassalador. Deus instituiu o casamento como uma união legal, legítima e santa entre um homem e uma mulher (Gn 2.24). A relação homossexual é vista na Palavra de Deus como abominação para o Senhor (Lv 18.22). A união homossexual é vista como um erro, uma torpeza, uma paixão infame, algo contrário à natureza (Rm 1.24-28). A Palavra de Deus diz que os homossexuais não herdarão o reino de Deus, a não ser que se arrependam dessa prática (1Co 6.9,10). Porém, aqueles que se convertem a Cristo e são santificados pelo Espírito Santo recebem uma nova mente, uma nova vida e o completo perdão divino (1Co 6.11).
Hernandes Dias Lopes

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esperar... esperar...



O mundo de hoje grita por solução, grita por imediatismo, tudo tem que ser agora, agora e agora! Esperar? Ui! Que palavra difícil de ser ouvida e compreendida! Mas a questão é... Deus quer que esperemos. E aí? O que fazer quando o mundo todo grita de um lado “Vai, supre seus desejos, se entrega, faz, realiza... AGORA!” E Deus está lá, do outro lado dizendo calmamente “Tudo neste mundo tem o seu tempo, cada coisa tem a sua ocasião.. Espere em mim, e eu atenderei as suas súplicas.”
                Aham! E qual a gente prefere escutar? Aquela que nos manda esperar, sermos sábios, procurarmos o melhor nEle e entregar em Suas mãos as aflições.. ou aquela que nos diz que ah, você pode viver uma vida com Deus “saudável” e ainda assim, satisfazer seus desejos.. porque afinal, eles vão te fazer feliz, e Deus te quer feliz não é? Só que o probleminha nessa segunda realidade, é que, o mundo não conta que essa “felicidade” é momentânea e que depois de um curtíssimo tempo... tudo se apaga. E o riso se transforma em choro, a esperteza em insensatez e os desejos passageiros e mundanos se transformam para simplesmente... uma incrível e desesperadora vontade de voltar atrás, voltar no tempo e mudar tudo o que tinha feito.
                Bom, se você é de carne e osso como eu, provavelmente já se arrependeu e se arrepende de algo que tenha feito no passado, distante ou não. E sabe muito bem a sensação que se tem, quando você pensa que poderia ter feito de forma diferente, mas talvez tenha escolhido fazer erroneamente. Mas mesmo assim, muitas vezes continuamos a escolher o imediatismo a querer o que é em longo prazo, mas infinitamente melhor. Deus tem grandes promessas para os que escolhem a Ele, escolhem obedecer a Ele e que preferem seguir a Ele a se poluir com esse mundo cheios de ideais furados. E se nós não conseguimos esperar e confiar no Senhor, que não pode ser visto... como vamos conseguir esperar por momentos e fases da vida que também não podem ser vistas? Só imaginadas? E cá pra nós, quando esperamos em Deus, até chegamos a imaginar como será o que estamos esperando quando Ele nos der, e sempre, mas SEMPRE mesmo é melhor do que esperávamos. Porque esse é o nosso Deus gente! O Deus de promessas, o Deus que não rejeita um coração arrependido e disposto a mudar! Um Deus que não abandona aquele que espera com paciência e joga sobre Ele todas as suas ansiedades (.1 Pedro 5:7).
                Se em você, ainda resta alguma dúvida sobre o esperar nesse Deus maravilhoso, te aconselho a abandoná-las, porque afinal, Deus diz...
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”   2 Crônicas 7:14
Se o PRÓPRIO Deus diz isso, por que temer? Esse “sarar” a terra não significa só Ele melhorar a nossa vida, curar nossas feridas não.. significa sarar os machucados feios feitos em nossos pensamentos, em nossas expectativas, em nossa esperança, em nossa fé. Porque Deus não opera pelas metades, quando Ele faz, é por inteiro, por isso não existe “meio salvo” “meia salvação” .. ou você foi encontrado por Jesus ou não foi! Ou você vive transformado por Deus ou não vive! Simples assim, ou você é, ou você confia, ou você espera... ou você não é, você não espera e você não confia! Não existe confiar pela metade em Deus.. quando entregamos nossa vida  a Ele, é a vida em geral. Desde os seus problemas mais gigantes, até os seus pensamentos mais profundos.
Não se deixa ser levado pelas ideias desse mundo de que tudo tem que ser agora e rapidamente. Se entregue a Deus e deixe que Ele te faça entender que o esperar calmamente e feliz... é o que há de melhor para se viver uma vida feliz, agradecida, satisfeita e que se rende aos comandos do Senhor.

Que Deus abençoe vocês! Grande abraço!

segunda-feira, 16 de maio de 2011


Olha, não sei se você já teve uma experiência com Deus ou não, não sei se você já se encontrou com Jesus.. mas a única coisa que eu quero dizer é: Ele é REAL! Com toda a convicção da minha vida eu digo isso: Ele é REAL! Não porque podemos ver, mas porque podemos sentir, porque podemos ter FÉ!
Acabei de pela primeira vez ver o tão falado filme “A paixão de Cristo” e juntando a vida que eu venho tendo com Cristo.. bem.. boas lágrimas foram o resultado dessas duas últimas horas. O que eu mais quero na vida é não esquecer aquelas imagens.. é não esquecer o evangelho! É lembrar que foi por aquele sangue, por todo aquele sofrimento é que hoje eu tenho livre acesso ao Pai! É por causa daquele sangue derramado, daquele sofrimento sem medida é que hoje eu posso, de qualquer lugar e a qualquer momento me dirigir livremente ao Pai. E porque ainda tem gente que ora como se tivesse conversando sobre um assunto qualquer com uma pessoa qualquer? Porque tem gente que faz vans repetições e acha Deus um chato mandão? POR QUÊ?
Eu fico muito triste em saber que o evangelho tá se desmoronando... a maioria de quem se diz cristão, não faz o mínino para honrar a Cristo e todo o Seu sangue, sangue de cordeiro, sangue que cura, que lava, que liberta, que salva!
Deus... nos livre Pai da hipocrisia..nos livre de uma alma triste, angustiada, por não conhecer a Sua verdade. Faça com que nós sintamos na pele o que foi esse amor e todo esse sofrimento.. Oh Deus, faça-nos entregarmos a Ti de tal forma que haja uma completa mudança de vida, e que nossa humilde existência seja marcada pela sua glória e pelo seu amor! Pai..por favor, nos leve a Te conhecer mais, a confiar mais... a nos colocar mais em Seu lugar de sofrimento! Nos ensina a seguir os Seus passos... em Espírito e em verdade! Porque foi por mim... todo aquele sofrimento... por mim.


Jesus... Eu te amo!


God our justice. God our grace. God our freedom. He has overcome!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011


                Hoje em dia é muito fácil falar de amor, né? Em qualquer lugar, por qualquer meio, sempre tem alguém pronunciando o tão conhecido “Eu te amo”. Só que somente pronunciar não causa efeito nenhum.
                Nós temos um milhão de opções para poder falar de amor, mas hoje eu resolvi falar sobre uma específica, que é o amor entre família. Nós muitas vezes caímos no erro de falar que amamos os pais, os irmãos..enfim, a família, sem demonstrar isso. Na vida do cristão, a fala sempre deve condizer com a ação, não é verdade? Aprender a respeitar os pais e os irmãos não vem só de infância, porque muitos acabam deturpando isso ao chegarem à adolescência. Porque nessa época os pais passam a ser vistos como chatos, implicantes, velhos.. em fim, uma imagem totalmente diferente da de quando éramos crianças.
                Mas... aí entra a história do amar. Sabemos que são nossos pais e nossos irmãos, mas tratamos mal, não respeitamos.. porque estamos na adolescência e somos “revoltados” e todos da nossa idade são assim! Correto? Não. Errado, erradíssimo. O amar vem junto com o respeitar. Tudo é um conjunto, então se você fala que ama os seus amigos e não os respeita, como os ama? Se você fala que ama seus familiares mas os trata super mal, que amor é esse?
                “Faça com que seu pai se alegre por causa de você; dê a sua mãe esse prazer.” Pr 23:25
                Nós temos honrado o primeiro mandamento com promessa? (Ef 6:2) Temos honrado nossos pais como eles merecem? O amor por eles não deve ser demonstrado só nos dias das mães e dos pais não, deve ser demonstrado sempre, com palavras e ações. Dizer “eu te amo” sempre que puder, dar uma abraço apertado, um beijo no rosto, abrir um enorme sorriso quando seus pais falarem com você.. isso causa uma mudança, porque ele se sentem amados e queridos. E nada melhor do que demonstrar amor a quem nos ama grandiosamente, né? E essa demonstração de carinho deve ser acompanhada de respeito e obediência, porque melhor do que beijar, abraçar, falar que ama, é demonstrar através das ações e atitudes que realmente ama. É tirar aquele sorrisão abobado do rosto dos pais, porque você tem sido um filho obediente, respeitador, fiel e amoroso. Um filho que causa alegria e prazer ao seu pai e a sua mãe (Pr 23:25). Por mais que às vezes seja difícil, por talvez não ter o costume, se esforce. Depois que você demonstra amor pela primeira vez, sempre vai querer demonstrar, porque é satisfatório. E porque Deus gosta. Temos N motivos para querer agradar nossos pais.. um deles é a felicidade deles e a nossa própria. Vê-los como inimigos não nos ajuda em nada! (nesse caso, mais comum entre os adolescentes). Porque no futuro, saberemos que tudo que eles queriam era pro nosso bem, é fato. É só abrir a mente um pouquinho e se por no lugar deles, saber que todo o cuidado e atenção envolvem todo um amor sem medida. Amor esse que devemos ter por eles também, é mandamento, é promessa!
                Viver uma vida real com Cristo não requer mudança só dentro de nós e com as pessoas lá fora, requer uma completa mudança de comportamento também dentro de casa! Começando com o respeito não só pelos pais, mas pelos irmãos também. Saber ouvir, não arrumar contendas por qualquer coisa e se tornar amigo, e amigo satisfeito dos seus pais e dos seus irmãos agrada a Deus.
“No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.” Rm 12:18
Queridos, brigas desnecessárias em casa denotam um lar insatisfeito, sem o amor e a compreensão. E o mais importante: sem a percepção divina de que a mudança deve partir de você. Mudando sua vida espiritual, você mudará sua vida em geral, seus relacionamentos, desde família até o trabalho, escola, faculdade..
                Honrar os pais e aos irmãos é ser humilde, é não querer cantar de galo e buscar demonstrar Deus em todos os aspectos de sua vida. Não se submeter aos seus pais, que são seres visíveis, que te criaram por toda a vida, é dizer não ao comando de Deus sobre a sua vida, porque como obedecer Aquele a quem não vemos, se não obedecemos nem aqueles a quem vemos?

Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” Deuteronômio 5:16

terça-feira, 3 de maio de 2011

Você pode mudar a história de alguém hoje! #FINAL


Oi! Bom dia galera... hoje chegou a parte final da série “Você pode mudar a história de alguém hoje!” e eu vou explicar um pouco sobre qual foi a minha intenção ao escrever esses textos. Eu comecei do nada, sem dar um aviso prévio sobre o que seria a série, qual o objetivo e tudo mais, e nem tinha em mente escrever quatro textos quando fiz o primeiro.. e nem muito menos que eu ia escrever a parte final explicando. Mas o Espírito Santo me incomodou a fazê-lo, e então estou aqui.
Desde que eu tive noção do amor de Deus eu não quis mais ficar parada, e um dos resultados dessa minha decisão é esse blog – que é motivo de muito agradecimento a Deus, porque tem sido um canal de benção e crescimento em minha vida e na de tantas pessoas. E nesse tempo, Deus tem me falado muito sobre o fazer missões, as mensagens sobre isso vem de todo lugar, desde os blogs que eu leio, até a minha igreja local, onde o trabalho esse ano está sendo voltado praticamente todo para missões.
À medida que isso veio me incomodando e crescendo dentro de mim, eu senti a necessidade de falar. E acabei mostrando nesses textos algumas das diversas formas das quais se pode fazer evangelismo. No primeiro texto, foi a abordagem pessoal, no segundo o testemunho, no terceiro o evangelismo feito por grupos e no quarto também um pessoal, mas enfatizando mais a vida tão falsificada que muitos cristãos tem por ai. É claro que esses textos não abordaram somente o evangelismo, mas uma corrente inteira de ensinamentos os comporam e agora, olhando o que o Espírito Santo me guiou a escrever, eu fico muito feliz, porque sei que foi exatamente o que Ele quis que eu escrevesse e a mensagem que Ele queria trazer através de mim.
Essa série está servindo como um grande ensinamento pra mim, que quero aprender a fazer missões de um jeito que agrade ao Senhor, e tenho entendido que as missões não são feitas só quando vamos para algum país que não seja o nosso, tenho entendido que as missões são feitas aqui mesmo, no lugar que nós moramos, com as pessoas que vivem perto de nós e que clamam por uma palavra de amor. Eu quero dia após dia buscar esse modo de falar do nome do Senhor, para poder realmente mudar a história de alguém! E desejo e oro ardentemente para que essa decisão também chegue ao seu coração, que eu tenho cumprido meu papel, e que possamos estar mudando a nossa forma de encarar a vida das pessoas a nossa volta.
Existem inúmeras maneiras de se mostrar as boas novas a alguém, e uma delas é a intercessão. A oração de um justo vale muito em seus efeitos (Tg 5:16), e nós temos que clamar a Deus, porque mesmo que não tenhamos grandes oportunidades por exemplo, de participar de um grupo de missões e nem preparo para cuidar de dependentes químicos, ajude em oração, dobre os joelhos e clame por essas vidas! E faça a sua parte, porque nós caímos também no erro de achar que as missões são só com moradores de rua, dependentes, prostitutas e etc.. mas não, levar as boas novas, também quer dizer convidar a pessoa que você convive dia a dia, a ter uma nova vida. A mostrá-la, às vezes em forma de testemunho, o que Deus tem feito em sua vida.
Se transforme em alguém recomendável, alguém que seja digno de confiança, e não manche o nome do Senhor. Não seja um cristão de banco, que a palavra entra por um ouvido e sai pelo outro. Somos errantes sim, somos pecadores sim, mas que não permaneçamos no pecado e que possamos procurar dia após dia estar puro e sem culpa diante de Deus, o Pai.

 “A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.” Mt 9:37