segunda-feira, 26 de março de 2012

Manifesto gratidão – a Deus pelos amigos distantes


Engraçado é que eu estou com outro documento do word aberto com o início de um texto que não tem nada a ver com o que eu vou escrever agora. Quer dizer, tem sim, porque se não fosse o assunto do texto inacabado eu não teria chegado a esse de agora.  E meus olhos não estariam pequenininhos e brilhantes começando a encher-se de lágrimas bonitas como estão agora.
Esse texto é um manifesto de gratidão a Deus. Gratidão mesmo sabe, porque às vezes a gente tem o costume de passar tão batidos nas orações e nas frases repetidas de cada dia, que agradecer por certas coisas virou rotina e já não faz nosso coração ficar leve e nossa alma feliz e todo o nosso ser realmente contente e cheio de gratidão ao perceber o que Deus faz por nós e o mais importante – em nós.
Enquanto eu orava e pedia a Deus para que eu realmente me sentisse perdoada do que estava pedindo perdão e para que eu sentisse novamente aquela alegria pura que vem depois que a gente pediu perdão, se sentiu perdoado e aprendeu a lição… sabe, aquela alegria que nos inunda, porque a gente sabe que Deus nos ensinou muito com a situação acontecida? Então, eu pedi a Ele que eu sentisse isso de novo, porque fazia tempos que eu não experimentava o poder de um espírito calmo e feliz após uma lição aprendida. Ao terminar a oração, lembrei-me de uma frase que li mais cedo no meu caderninho de anotações “A maioria esmagadora das pessoas esperam as coisas acontecerem, mas poucas fazem as coisas acontecerem” e aquilo testificou em mim. Se eu quero ter os rios do Senhor, eu tenho que abrir passagem para esses rios passarem. E agradeci e pedi a Deus pela vida do meu irmão em Cristo Eurico Jr que tinha conversado comigo sobre isso e sempre me ouve nas dificuldades e alegrias.. e veio uma alegria tão grande ao lembrar de todos os amigos que Deus me deu e tem dado, e especialmente os meus irmãos de longe. Como é rica a graça de Deus e o Seu amor, que consegue unir irmãos que vivem tão distantes uns dos outros num só espírito, num só coração… Fico feliz pelos amigos de perto, que são irmãos valorosos, mas hoje o meu agradecimento especial a Deus é pelos amigos de longe; pelos irmãos em Cristo que me fazem crescer em Deus e fortificam meu relacionamento com Ele e que  juntos, conseguimos ter uma noção do que é ser da Igreja de Cristo e sermos irmãos de verdade, independente de denominação. O que nos une é Cristo e Seu amor, e a única coisa que nos separa é a distância física, e não muros e barreiras que às vezes nós colocamos aos irmãos que estão tão perto. O importante é manter o corpo sadio, não importa se meu irmão esteja a uma rua ou a três dias de distância. O corpo é um só e as denominações não são nada perante a força que esse corpo tem unido, junto, sem barreira, sem impedimentos, um cuidando do outro, um abrindo os portais do abraço e do coração pro outro, um esquecendo as “visões teológicas” do outro e todos se abrindo a irmandade, à família, à ordem do Senhor.
E sabe aquela alegria que eu disse que pedi ao Pai? Agora ela está comigo e olha que bacana, Deus usou algo que possamos julgar “nada a ver” pra fazer juntar tudo. A gratidão veio, e com ela a determinação de não ficar colecionando culpas e se render ao perdão do Senhor e não esperar as coisas acontecerem, mas quebrar os muros dentro de mim mesma e fazer as coisas acontecerem!
Obrigada Pai, por cada irmão, cada amigo de perto e de longe. Só o Senhor entende a perplexidade que o meu coração fica ao perceber o nível disso. A perceber o que acontece quando jovens de lugares distantes se juntam seja por telefone ou internet para compartilhar de Deus, sem se importar com os  quilômetros, só em crescer em Deus e muitas vezes sem nem perceber, consequentemente, a fortificar a família de Deus, o corpo de Cristo.



Post dedicado a vocês, irmãos distantes: Eurico Jr, Marcela Santos, Vinicius Vmv, Rafael Feijão, Felipe Braga(mesmo com a distância até comunicativa, acredito que Deus nunca me deixará esquecer a benção q vc foi e é em minha vida), Wendell Albino, Guto Gouvea… e outros amigos com quem compartilho de Deus sempre e que também são benção pra mim, Vocês são tesouros de Deus e a alegria que me dá não é pouca, ao perceber que Deus tem levantado jovens e decidido usar a vida dos mesmos para chacoalhar esse mundo; não desanimemos, porque a seara é grande e o corpo estando forte e sadio e tendo Cristo como o cabeça, consegue vencer qualquer desafio.

Deus abençoe vocês galera!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prova?

Hoje o assunto é sobre fé. E eu tive algumas coisas esclarecidas sobre essa questão que gera tantos textos, livros, discussões...

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” Hb 11:1

Sim, o escritor de Hebreus diz que a fé é a prova de que existem coisas que não podemos ver. E essa fé trabalhada e fortificada em nós, nos faz ver coisas e passar por situações que provam que realmente nossa fé é real. Não são milagres, não são grandes maravilhas, não.. é a mudança gradativa, bonita e transformadora que pessoas passam. Quando você vê uma família que era despedaçada por conta de bebidas e vícios, e depois de uma simples visita de uns jovens que falam do amor de Jesus, a vida deles começam a mudar..o que se pode dizer? Quem vai ter prova contra isso? Quem vai questionar a veracidade da nossa fé? Hoje enquanto eu estudava literatura, algumas questões vieram à minha mente ao ler sobre o mundo teocêntrico de séculos atrás, de pessoas que quiseram matar a fé, que procuram “provar” que esse negócio de fé é para bobos, tentaram e tentam negar a todo custo a existência de um Deus de amor, e quando não tentam negar isso, mostram um Deus que é injusto, que cobra demais das pessoas, enfim, um Deus baseado em religião. Fiquei me perguntando sobre a fé e as perguntas foram caladas quando lembrei dessas situações, em que o amor do Senhor é capaz de transformar de forma tão grandiosa várias vidas. Isso cala qualquer questão. Porque fé é fé e quando a gente vive essa fé, situações maravilhosas como essas acontecem e então nós temos a prova de que existem coisas que não podemos ver. Só sabemos que estão ali, transformando famílias, mudando histórias e calando a boca de qualquer um que queira sufocar o que não pode ser escondido.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Não é pra ser pesado

Chega uma época da vida da gente que o tempo que antes era abundante, começa a ser beeeem escasso, e isso tem de levar à racionalização, porque se não, não conseguimos ter a vida leve que o Senhor quer que a gente tenha. Como viver dias abundantes, quando vc tem que fazer um milhão de coisas, prestar contas de outras mil e tudo isso sob pressão, sob exigência? É fácil viver com o fardo leve, servir a Deus de maneira feliz e intensa, mesmo quando quase todas as suas 24 horas do dia são atarefadas? A resposta é: sim! Tem como.
                A questão toda é a prioridade que damos as coisas. Jesus é claro quando diz para buscarmos o Reino de Deus em PRIMEIRO lugar e todas as coisas nos serão acrescentadas. E note bem, Jesus não diz que vc não deve trabalhar, estudar, fazer um curso qualquer.. até porque o seu sustento não vai cair do céu de mão beijada assim se vc não correr atrás. Ele diz que se colocarmos o Reino de Deus em primeiro lugar essas coisas serão acrescentadas, ou seja, serão só um bônus que acompanha a nossa vida que gira em torno do Reino. Porque nós só precisamos dEle, só precisamos colocar os desejos e necessidades do Reino antes de tudo. Estuda, trabalha, beleza, mas tenha uma vida de comunhão com o Senhor. Faz um monte de coisa e não dá tempo? Abre mão aí camarada, racionaliza.
                Eu sei, às vezes chegamos tão cansados em casa que nossa vontade é só dormir, mas se a gente não buscar viver com excelência a vida com o Pai, o resto todo estará comprometido. Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Rm 8:14), mas se vc tem sido guiado para direções que vc sabe que estão te afastando de Deus, reverte ai porque não é o Espírito que está te conduzindo.
                O trabalho, o curso, a faculdade, a escola.. tem que ser um local para vc viver o Reino. Tem que ser um lugar para glorificar ao Senhor e colocar em prática o que vc tem aprendido nele. Porque TODO lugar é lugar de ser testemunha, TODO lugar é lugar de ser luz do Senhor e brilhar a glória dEle. Mas como a gente vai saber como nos portar, como levar as boas novas, como agir como um cristão genuíno, e o mais importante, como vamos saber ter um viver leve, feliz e que não nos deixa espiritualmente cansados mesmo estudando e trabalhando de manhã até a noite? Não deixando de lado o mais importante: Jesus! Não abandonar nossa vida de comunhão com Ele, nossa vida de oração, nossa vida de adoração. Clamar pelo Espírito que Ele prometeu dar a todos que pedissem(), porque é esse Espírito vivendo em nós que nos faz pessoas mais tranquilas e menos pressionadas mediante a todo esse barulho que o mundo faz em cima de nós.
                Não deixe a sua vida de comunhão com o Senhor, sua vida ministerial, sua devocional por causa de coisas passageiras. Isso tudo não tem que ser um fardo. Sua escola não tem que ser uma chatice, seu trabalho não tem que ser estressante. Seus dias não tem que ser pesados. Acorde todos os dias, diga um “Bom dia!” bem sorridente pro Senhor e aproveite cada instante para glorifica-Lo; encare que os seus compromissos diários são apenas meios de glorificar a Deus e pescar vidas, e não uma rotina cansada e chata. Sua comunhão com Deus acontece a todo instante, enquanto vc almoça, estuda, canta, ri e até quando conta uma piada. Entregue seus dias ao Senhor e se renda ao trabalhar do Espírito, sempre com o objetivo de glorificar ao Senhor com cada mínima ação, que vc verá o que Deus é capaz de fazer com uma vida que se entregou aos fluentes rios da gratidão.