quinta-feira, 16 de junho de 2011


"Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim." 2 Co 12:10

            Se esvaziar para que CRISTO tome a nossa vida por inteiro não é fácil. E Ele nunca disse que seria, não é mesmo? Renunciar a nós mesmos, matar o nosso eu, nos deixar em segundo lugar nunca foi fácil pra ninguém, porque é totalmente o contrário do que o mundo em que vivemos diz. O mundo fala que sempre sou EU primeiro, a MINHA necessidade é a prioridade, o que EU QUERO é o que importa e tantos outros exemplos.. mas Jesus diz exatamente o contrário! Puxa, que coisa não..
                Mas por que Jesus diz que devemos nos esvaziar de nós mesmos, esquecermos nossos interesses para podermos O ter em nossa vida? (Marcos 8: 34-35)
                Porque nós somos muito egoístas. E se você pensa que ser egoísta significa negar uma carona pra um colega de trabalho, não dividir seu lanche no recreio ou não pensar em sua família e amigos.. bem, tenho que te dizer que não é só isso. Muitas vezes agimos egoisticamente e nem nos damos conta disso.. e pq? Porque somos egoístas demais! Confuso isso, não? Mas vamos descomplicar então... Se a gente pensa que estamos levando uma vida boa, que lemos a bíblia sempre, oramos, louvamos e nos preocupamos com as pessoas marginalizadas da sociedade.. ah, já estamos bem! Ou se pensamos que nós já estamos dando o nosso máximo e que nossa vida pra Jesus está ótima.. bem, isso é pensar egoísta também. Porque nunca o que nós fizermos vai ser tão grande como o sacrifício de Cristo na cruz, nunca os nossos “achismos” vão superar o amor de Deus.. a gente sempre pode fazer algo a mais por Aquele que nos deu a vida! E às vezes ainda caímos no erro de sermos egoístas o suficiente para achar que tudo o que fazemos já está bom.. não, por mais que estejamos fazendo muito, não nos conformemos, não achemos que estamos bem e que somos o máximo.. podemos olhar pra trás sim e nos “orgulhar” do que foi feito, perceber no nosso presente que estamos agindo em favor do evangelho de Cristo, mas não devemos nos acomodar a isso. Porque JESUS pode mudar os rumos a qualquer momento, Ele pode querer outra coisa de você, mas e se vc estiver sentado, pensando que já está fazendo muito? Quando começamos a exaltar demais aquilo que fazemos nós acabamos achando que sentar só um minutinho não vai ter problema.. e ai, nós acabamos no desânimo. Porque todo aquele que se exalta demais, tira a glória de Deus da sua vida.
                E também (digo também pq existem N razões para isso) por esses motivos é que Jesus diz que devemos nos esvaziar. Pra não darmos ouvidos a nós mesmos e acabarmos caindo, pq nós bem sabemos que quando o nosso ego começa a inflar.. ixi, sai de baixo! Nos achamos superiores (até na questão da espiritualidade!), desprezamos pessoas, nos achamos os mais capazes, os mais preparados, os mais usados por Deus e etc.. o egoísmo não existe só lá fora, com a vida sem Deus. Ele existe aqui em nós, mesmo quando nos encontramos com Jesus. Por isso devemos lutar contra ele dia-a-dia, lutar contra nós mesmos! Estranho, não? Mas é verdade.
                Aprendi nesses últimos tempos uma coisa valiosa: Eu não posso confiar em mim mesma, pq sempre acabo vacilando. Lembram do “animal interior” do post passado? Então.. eu sempre vou ter um animal do mau aqui dentro de mim, e ele vai querer falar mais alto em certas situações, mas o que devo fazer é alimentar o meu “animal bom” e deixar o mau sem comida! E mesmo fraco, em certos momentos ele vai querer lutar contra o bom.. e por justamente isso é que não devemos querer confiar em nós, na nossa própria força e vontade.. pq sempre nos enganamos. Lembram daquela história lá em provérbios de que os caminhos que para o homem parecem corretos são caminhos de morte? Isso traduz bem o mal que existe dentro de nós. Achamos que estamos bem, e aí é que temos que vigiar para que não caiamos. “Quem está de pé, cuidado para que não caia” (1Co 10:12)
                Mas se por outro lado, eu confiar plenamente em Cristo e entregar a Ele tudo em minha vida, até esse “animal mau”, Ele vai saber tratar. E muito bem! Se reconhecermos que somos falhos e que não somos dignos de confiança nenhuma e que só a Ele pertence toda a confiança e fé... aí sim estaremos mais perto de conseguirmos nos esvaziar, negarmos a nós mesmos e vivermos a plenitude do que Deus quer que vivamos.
“Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?” (Marcos 8:35-36)
                E ah.. pq o versículo do início do texto? Porque tenho aprendido que quando reduzo-me ao pó, perco toda a minha força e reconheço que por mim própria eu não consigo nada, não tenho força pra nada.. que quando mais esvazio-me, mais a força de Cristo se faz presente em mim. E então me torno uma pessoa confiável, não por minha causa, mas por causa dAquele que vive em mim!

Um comentário: